Correio Popular Notícia



Ji-Paraná para mamografia por problemas com energia

Data da notícia: 26/10/2011
Foto:

>O atendimento esta sendo paralisado provisoriamente para evitar a perda do aparelho
(Josias Brito) A falta de uma subestação própria com potencia para 220 volts para atender a demanda de funcionamento do aparelho mamógrafo em Ji-Paraná, que hoje é o único do interior do Estado de Rondônia a atender a população de toda a região, fez com que a Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), suspendesse por tempo ainda indeterminado os exames de mamografia no município. A decisão foi tomada na última segunda-feira (24), após a diretora do Centro da Saúde da Mulher Deputada Doutora Ceci Cunha, Maria Cristina Siqueira, juntamente com técnicos da prefeitura, ter analisado a amperagem do aparelho e constatado que a energia não era suficiente para o funcionamento do mamógrafo.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111027d.jpg[/IMG] Segundo a diretora do Ceci Cunha, Maria Cristina, desde a inauguração do aparelho em abril deste ano, foi solicitado junto a Eletrobras Rondônia à manutenção da parte da energia que é usada no prédio do Centro da Saúde da Mulher. ?Nesta segunda-feira, ao ligarmos o aparelho, percebemos que o mamógrafo teve um aquecimento e em seguida uma queda, constatando que a energia do prédio é estável, pois devida estar em 220 volts e estar em 198 volts?, informou.
A diretora disse que o aparelho não opera com energia baixa, por isso é necessário uma subestação única para a unidade para tocar o mamógrafo. ?Estamos paralisando o serviço provisoriamente para não corrermos o risco de perdemos o aparelho?, enfatizou.
O secretário de Saúde, Abrahim Chamma, avisa a população que a suspensão é temporária dos exames de mamografia. ?A mamografia vai para manutenção, foi detectado um problema na energia que chega lá com baixa tensão, portando a gente não pode por em risco um aparelho tão caro, simplesmente por estar funcionando em baixa voltagem. Já entramos em contato com a Eletrobrás Rondônia e dentro dos próximos dias os exames devem voltar a ser realizados?, destacou o secretário.
Maria Cristina esclarece às pessoas que procuraram pelo exame que apesar do problema técnico, os laudos até então já realizados não sofreram qualquer tipo de alteração. Para não haver mais dúvidas um novo teste de medição de energia deverá ser feito. ?Sinto-me agradecida pela compreensão que tem havido por parte das pacientes?, ressalta.

PRAZO ? A diretora do Centro de Saúde da Mulher Deputada Doutra Ceci Cunha, Maria Cristina disse que ainda não se sabe o prazo em que será feito a subestação própria para o prédio da unidade de saúde e a volta do atendimento através do aparelho. ?Estamos aguardando a resposta, pois esta semana eles já foram notificados e até o momento não enviaram qualquer resposta. Apesar de que desde quando foi instalado o aparelho em Ji-Paraná, a Eletrobras Rondônia foi notificada para fazer a subestação e, até o momento não tomaram as providências para realização do serviço?, destacou ainda a diretora.
A suspensão dos serviços do mamógrafo, disse Maria Cristina, vai trazer um grande prejuízo para as mulheres. ?Hoje, este é o único aparelho da região que atende a população através do SUS (Sistema Único de Saúde). Se nós pregamos a saúde da mulher, que é necessário que tenha prevenção e é um exame necessário para isso, onde é que elas irão fazer tal exame??, indagou.



[B]Mais de 1,5 mil mulheres são atendidas no Ceci Cunha[/B]


[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111027d1.jpg[/IMG] Diariamente são realizados mais de 130 atendimentos das mulheres em Ji-Paraná

(Josias Brito) O Centro de Saúde da Mulher Deputada Doutora Ceci Cunha, hoje referencia regional, tem atendido mensalmente mais de 1,5 mil mulheres de toda a região central do Estado de Rondônia. São 180 exames mensais de mamografias e 120 atendimentos diários de exames preventivos.
A diretora do Centro, Maria Cristina Siqueira destaca que são realizados diariamente exames de ginecologia, obstetrícia, pré-natal, mamografia, preventivo, exame da mama e prevenção com palestras educativas. Cristina informa ainda que para melhor atender a mulher com os agendamentos, funciona o SISREG, Sistema on-line, criado para o gerenciamento de todo complexo regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos que o sistema de regularização pelo SUS. ?Com esse sistema, todo o final de mês se tem uma vaga, se abre esta agenda e o agendamento é feito mês a mês?, disse.
De acordo com a diretora do Ceci Cunha, outro atendimento realizado pelo centro e pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde), por meio de campanha entre as mulheres, entre 25 e 59 anos e que se encerraria hoje (27), foi prorrogado para a próxima semana. ?O motivo desta prorrogação é que nesta semana tem o feriado do funcionário público e por isso a necessidade da prorrogação?, informou.
As mulheres poderão procurar as Unidades de Saúde (UBS) para coletar o exame preventivo de câncer de colo do útero, conhecido também como Papanicolaou. A 3ª Campanha de Prevenção de Câncer de Colo do Útero esta sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) desde o último dia 22. ?A novidade desta campanha é que estão sendo realizadas coletas todas as noites, a partir das 19 horas, nas UBS 2 de Abril e Nova Brasília?, afirmou o secretário municipal de Saúde, médico Abrahim Chamma.
Para fazer o exame, a mulher deve levar o Cartão do SUS, CPF e Carteira de Identidade. ?O Papanicolau é um teste que examina as células coletadas do colo do útero. O objetivo do exame é detectar células cancerosas ou anormais. O exame pode também identificar condições não cancerosas como infecção ou inflamação. As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolau. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%?, explicou Abrahim Chamma.




Fonte:






Noticia vista 1400 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.